Planejamento turístico: aspectos teóricos e conceituais e suas relações com o conceito de turismo
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n0ID6042Palavras-chave:
Turismo. Planejamento Turístico. Etapas de PlanejamentoResumo
A atividade turística ganha espaço de reflexões no meio acadêmico ao longo dos anos e a cada novo passo que se dá, maior o cabedal de teorias oriundas de estudiosos do assunto. O Planejamento Turístico é revisado à medida que novos conhecimentos vêm sendo incorporados por pesquisadores e estudiosos do turismo. Neste trabalho são discutidos aspectos conceituais relacionados às teorias sobre turismo e planejamento turístico, destacando o panorama conceitual dessas categorias em publicações brasileiras que proponham as etapas em que o planejamento do turismo deveria ocorrer. Utilizou-se os procedimentos metodológicos de levantamento bibliográfico e análise do conteúdo das principais obras que tratam do planejamento turístico por autores Brasileiros, a saber: Barretto (1991), Ruschmann (1997), Beni (1998) e Dias (2003). Os resultados demonstram que as etapas de planejamento, propostas pelos autores em questão se relacionam com o entendimento que cada autor tem da atividade turística.
Downloads
Referências
Ansarah, M. (2001). Teoria Geral do Turismo. In Ansarah, M. (Org.). Turismo. Como aprender, como ensinar. (Vol. 2). São Paulo: Senac.
Barretto, M. Planejamento e organização em turismo. Campinas: Papirus, 1991.
Beni, M. (1998). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.
Beni, M. (1999). Política e estratégia do desenvolvimento regional: planejamento integrado e sustentável do turismo. Turismo em Análise, 10(1), 7-17.
Beni, M. (2001). A Política do Turismo. In Trigo, L. (Org.). Turismo. Como aprender, como ensinar. (Vol. 1). São Paulo: Senac.
Beni, M. (2003). Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. São Paulo: Aleph.
Dias, R. (2003). Planejamento do turismo: poli?tica e desenvolvimento do turismo no Brasil. Sa?o Paulo: Atlas.
Hall, C. (2001). Planejamento Turístico: políticas, processos e relacionamentos. São Paulo: Contexto.
Medeiros, F. (2003). Considerações Gerais Sobre o Planejamento Turístico Regional. In Reis, F. (Org.). Turismo, uma perspectiva regional. Taubaté: Cabral.
Molina, S.; Rodriguez, S. (2001). Planejamento Integral do Turismo: um enfoque para a América Latina. Bauru: Edusc.
Organização Mundial do Turismo. (2001). Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca.
Organização Mundial do Turismo. (2003a). Turismo Internacional: uma perspectiva global. Porto Alegre: Bookman.
Organização Mundial de Turismo. (2003b). Guia de Desenvolvimento do Turismo Sustentável. Porto Alegre: Bookman,.
Petrocchi, M. (1998). Turismo, Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura.
Ruschmann, D. (1999). Turismo e Planejamento Sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas: Papirus.
Ruschmann, D. (2001). Planejamento Turístico. In Ansarah, M. (Org.). Turismo. Como aprender, como ensinar. (Vol. 2). São Paulo: Senac.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).